Waldenor Pereira
Waldenor Pereira Deputado Federal
Boletins Eletrônicos

2/11/2011 - BOLETIM INFORMATIVO 016

Lei Geral da Copa será debatida em Salvador e Conquista

Em reunião da comissão especial da Lei Geral da Copa, Waldenor aprovou requerimento para realização de audiências públicas da comissão em Salvador, no dia 10 de novembro, e em Vitória da Conquista, em data a ser definida. A intenção do deputado é realizar as audiências em parceria com a Federação Baiana de Futebol e a Associação de Cronistas Esportivos, a Assembleia Legislativa da Bahia e as Câmaras de Vereadores da capital e conquistense. “A nossa expectativa é a de colher sugestões baianas para o aprimoramento do projeto que visa compatibilizar as exigências da FIFA, entidade internacional, com a legislação brasileira, para a realização do campeonato mundial”, justificou. Em Salvador a audiência será realizada em parceria com os mandatos do deputado Zé Raimundo e da vereadora do PT na capital, Vânia Galvão. Clique aqui e veja o vídeo.

Wagner recebe prêmio Darcy Ribeiro pelo Topa

Na solenidade de entrega do prêmio anual Darcy Ribeiro, quando o governador Jaques Wagner foi agraciado em reconhecimento ao Topa, Waldenor destacou a importância do programa que já alfabetizou aproximadamente 1 milhão de baianos. O prêmio é concedido anualmente pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados a três pessoas ou entidades que se destacaram na defesa e na promoção da educação no País e, neste ano homenageou também o Instituto Guga Kuerten (IGK), de Florianópolis (SC) e a Escola Sesc de Ensino Médio (Esem), do Rio de Janeiro. Waldenor inclusive foi relator do projeto para premiação da Escola Sesc.

Encontro com Guga

Na oportunidade da entrega do prêmio Darcy Ribeiro, cuja cerimônia foi realizada no dia 26/10, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, Waldenor conversou com o tenista Guga sobre a premiada instituição dele (Instituto Guga Kuerten -IGK), buscando conhecer a sua experiência, visando a implantação de algo similar na Bahia.  Esta foi a 11ª edição de premiação da Câmara e homenageou os 89 anos do nascimento de Darcy Ribeiro.

Waldenor defende os 10% do PIB para a Educação

Waldenor participou da marcha em favor da destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil para a educação, ocorrida na manhã de 26/10, em Brasília. Sob o tema “10 mil pelos 10% do PIB para a educação”, professores, estudantes e representantes dos 43 sindicatos estaduais que formam a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE) participaram da manifestação que pede a votação do Plano Nacional de Educação (PNE) ainda este ano e o aumento de 5% para 10% do percentual do PIB investido em educação. À tarde, em seu pronunciamento na Câmara os Deputados, Waldenor voltou a afirmar o apoio à causa. “É impossível pensar no desenvolvimento nacional, na continuidade do nosso progresso, sem uma educação de qualidade. E, por isso, nessa tribuna, eu quero publicamente fazer a defesa dos 10% do Produto Interno Bruto para a educação brasileira”, concluio o deputado.

PT de Brumado apresenta novos filiados

Na noite da última sexta-feira (28/10), o PT de Brumado oficializou a filiação do ex-vice-governador da Bahia Edmundo Pereira e da ex-deputada Marizete Pereira à legenda, com um grande ato político na Câmara de Vereadores da cidade, que reuniu cerca de 700 pessoas. Também  foram apresentados os nomes de outros 88 novos petistas no município, entre eles o vereador José Ribeiro das Neves e do pré-candidato a prefeito Luiz Carlos Matos (Carlinhos). Compondo a mesa de cerimônia junto como deputado estadual Zé Raimundo (estadual), Waldenor desejou boas vindas aos novos filiados e destacou a importância da filiação do casal Pereira (Edmundo e Marizete) para o fortalecimento da legenda petista em Brumado. Também fizeram parte do evento os presidentes do PT no estado, Jonas Paulo,e no município, Washington Franco, o secretário do PT municipal Luiz Frederico Rego, o prefeito de Malhada de Pedras, Valdecir Bezerra (Ceará), a pré-candidata Joelma Machado, a vice-prefeita Ilka Abreu, os deputados Josias Gomes e João Bonfim e presidentes das demais legendas que fazem oposição à atual gestão da Prefeitura Municipal de Brumado.

INSS inaugura agências em Cândido Sales, Encruzilhada e Itambé

Waldenor e o deputado estadual Zé Raimundo participaram na sexta-feira (28) das inaugurações de três agências do INSS no sudoeste baiano. Junto com o presidente nacional do INSS, Mauro Luciano Hauschild, o superintendente regional do INSS no Nordeste, João Maria Lopes, o gerente-executivo do INSS em Vitória da Conquista, Arlindo Neto, e o gerente do DATAPREV-Bahia, Hélio Pereira Machado Filho, os parlamentares estiveram nos municípios de Cândido Sales, Encruzilhada e Itambé. As agências são parte das 13 novas sedes da previdência construídas na região que ampliam em 100% a rede do sudoeste e vão beneficiar muito população regional, destacou Waldenor: “As novas unidades representam muito principalmente para aqueles que precisam se deslocar até Vitória da Conquista para requerer os seus benefícios”. Aproximadamente 4 mil beneficiários deixarão de sair de Cândido Sales para serem atendidos. Já em Encruzilhada, a nova agência atenderá cerca de 3 mil beneficiários, e a de Itambé 5 mil. Com as inaugurações, o atendimento regional será reorganizado, beneficiando milhares de pessoas de outros municípios circunvizinhos.

Pela derrubada do fator previdenciário para aposentadoria

O fim do fator previdenciário para aposentadoria dos trabalhadores do setor privado, instituído no Brasil a partir de 1999, no Governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, foi defendido por Waldenor na tribuna do plenário. “O fator previdenciário é uma invenção brasileira. Não existe mecanismo similar em nenhum lugar do mundo”, enfatizou o parlamentar em sessão ordinária, quando registrou a sessão solene ocorrida pela manhã, em homenagem à Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap). Ao registrar o apoio à Cobap e a Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos(Asbapi), o deputado  cumprimentou especialmente os aposentados da Bahia, quando manifestou o apoio à causa das duas entidades. Na sua avaliação, o fator previdenciário - uma fórmula complexa que resulta quase que invariavelmente na redução do valor do benefício da aposentadoria dos trabalhadores do setor privado - é um instrumento que penaliza os trabalhadores brasileiros que tiveram seus benefícios reduzidos a partir da sua instituição.

Apoio às Santas Casas de Misericórdia

No ultimo dia 19/10 o deputado Waldenor Pereira participou da 4ª reunião da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas na área da saúde, que discutiram a seguinte pauta:

  • Fonte de financiamento para o setor;
  • Reajuste da tabela do SUS;
  • Audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família com as presenças do BNDS, CEF, Ministério da Saúde e CMB.

Na oportunidade o parlamentar defendeu apoio a Santa Casa de Misericórdia de Vitória da Conquista.

Waldenor ® todos os direitos reservados.