Waldenor Pereira
Waldenor Pereira Deputado Federal
Boletins Eletrônicos

28/9/2011 - BOLETIM INFORMATIVO 014

Cotas para agricultores familiares nos IFETs

A destinação de cotas de no mínimo 10% das vagas dos cursos profissionalizantes para estudantes  vinculados à agricultura familiar está sendo proposta pelo deputado  Waldenor Pereira, através de Projeto de Lei alterando  a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A criação de cotas direcionadas a ampliar o acesso de pessoas ligadas à agricultura familiar às vagas ofertadas pela rede de IFETs, segundo o deputado, é uma oportunidade inédita para alcançar uma formação de qualidade entre esse público. “A inserção dessas famílias no processo de desenvolvimento depende cada vez mais de tecnologia, da boa organização e gestão eficiente dos recursos. Certamente, a rede de IFETs tem muito a oferecer nesses campos”, defende.

Audiências Públicas sobre Pronatec lotam auditórios de Salvador e Conquista


Salvador / Vitória da Conquista

Por iniciativa de Waldenor, a Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realizou duas audiências públicas na Bahia, na semana passada, para discutir o Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. A primeira foi na quinta-feira (15/09), no auditório do Instituto Federal da Bahia (IFBA) de Salvador, e a segunda no dia seguinte, (16/09), no auditório do IFBA – Campus Vitória da Conquista. As concorridas audiências tiveram  a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica – MEC, Eliezer Pacheco, de parlamentares e da presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra, e de representantes do Ministério do Trabalho e Emprego e Sebrae. Em Vitória da Conquista, o evento teve o apoio do mandato do deputado  estadual Zé Raimundo (PT). O Pronatec foi aprovado na Câmara no último dia 31 de agosto e tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. Nos próximos quatro anos devem ser capacitados 8 milhões de jovens  para o mercado de trabalho através deste programa.

Apoio às reivindicações do IFBA

Ao destacar na Câmara dos Deputados a Audiência Pública realizada em Vitória da Conquista para esclarecer sobre o Pronatec, Waldenor prestou solidariedade com  as reivindicações dos professores e estudantes do IFBA- Campus Vitória da Conquista, que deflagraram uma greve por reajuste salarial e melhorias nas instalações. Segundo o deputado, o Governo está realizando a maior extensão da rede federal de ensino técnico do Brasil. “Em 2002, eram 140 institutos e, hoje, já são mais de 350, com previsão de ampliarmos esse número. Contudo, é preciso que a expansão seja feita com qualidade”, esclareceu. [Veja o vídeo]

IFBA para Macaúbas

Waldenor protocolou junto à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados indicação defendendo a criação de um núcleo avançado do Instituto Federal da Bahia (IFBA) no município de Macaúbas."Macaúbas, que se localiza no Vale do Paramirim, principal município desta região, com mais de 50 mil habitantes, estará, portanto, pela nossa indicação, futuramente, recebendo este núcleo avançado do Instituto Federal da Bahia”, anunciou ele, ao discursar no plenário, na terça-feira (20/09). [Veja o vídeo]

Estudo de Impacto Ambiental sobre o aeroporto é apresentado

Waldenor participou, no último sábado (17), da Audiência Pública que tratou da construção do no aeroporto de Vitória da conquista e da Licença de Localização do mesmo, quando foram apresentados o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (Rima). Representantes do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), autarquia vinculada a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, foram os responsáveis por coordenar o evento que contou com as presenças do deputado Zé Raimundo e de representantes de diversas instituições e órgãos que direta ou indiretamente serão beneficiados pela obra, além de lideranças políticas da região e vereadores. Participaram da mesa de debates Ana Cristina Dias - diretora de Projetos Especiais do Derba; Edilton Oliveira - coordenador do Território de Vitória da Conquista; Orlando Caires – Diretor do Campus Anísio Teixeira (UFBA); Adalgísio Lopes Ribeiro – gerente da 20ª RM (Derba); João Carlos Oliveira – chefe de gabinete da Secretaria Estadual do Turismo da Bahia, e Hosana Gaspar (Coordenadora do Inema). Também compôs a mesa o líder comunitário Josiel de Jesus, representante do distrito de São José (Pé de Galinha), falando em nome também de todas as outras comunidades ao redor do sítio onde será construído o aeroporto (Iguá; Quatis; Simão e Campinhos).

Waldenor ® todos os direitos reservados.